terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Planetário do Dragão do Mar aumenta as atividades turístico-educacionais do Ceará

Localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, o Planetário Rubens de Azevedo está entre os mais modernos do País. Com capacidade para 80 pessoas, o Planetário permite uma belíssima visão dos astros com imagens com qualidade digital. Possui tecnologia avançada e equipamento de fabricação alemã que reproduz o céu e simula fenômenos astronômicos.
Com poltronas distribuídas em círculo, o Planetário possui momentos de pura emoção, além de garantir conhecimento em setores como ciência, arte e cultura, fortalecendo as atividades turístico-educacionais do Estado.
Para os interessados, o planetário dispõe de quatro tipos de sessões que permitem que público viaje no mundo da astrologia. A primeira sessão e mais conhecida é “O ABC do sistema Solar”, crianças aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas. Duração de 30 minutos. Outra sessão é “A conquista do espaço”, um sonho se torna realidade, e a maior conquista alcançada foi levar o ser humano á lua com o pouso da missão Apolo 11. Duração de 40 minutos. Uma terceira e excelente opção para quem deseja conhecer um pouco mais do planeta terra, é a sessão “Explorando o Universocom Galileu (pai da ciência) os visitantes podem conhecer os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência. Duração de 40 minutos. Por último e não menos importante a sessão “Origens da vida”, uma viagem pelas profundezas do oceano. Através do tempo e espaço até o nascimento das primeiras estrelas. Duração de 30 minutos.
Uma homenagem ao astrônomo Rubens Azevedo
O Planetário foi batizado com o nome do astrônomo cearense que criou, em 1947, a primeira Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA). No ano seguinte, 1948, Rubens de Azevedo fundou o primeiro observatório popular brasileiro, o Observatório Popular Flammarion, e a Sociedade Brasileira de Selenografia, em São Paulo. Foi responsável por criar associações e clubes de Astronomia e de observatórios e planetários no Brasil, além de ter sido o precursor na luta pela implantação de um planetário no Ceará.
Entre outras contribuições, Rubens desenhou o Primeiro Mapa Lunar Brasileiro, com 80 cm, que se encontra exposto no Museu Nacional de Astronomia. Também descobriu uma vale lunar durante um eclipse lunar, cuja existência fora confirmada por astrônomos, que sugeriram à União Astronômica Nacional a atribuição do nome "Vale Azevedo".
Foi professor de Selenografia na Escola Municipal de Astrofísica em São Paulo, de Astronomia e Astronáutica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, e professor de Geografia Astronômica na Universidade Estadual do Ceará.
Nascido em 30 de Outubro de 1921 na cidade de Fortaleza, Rubens de Azevedo é autor dos livros “Selene, a lua ao alcance de todos”, “Lua degrau para o infinito”, “No mundo da Estelândia”, “Na era da Astronáutica”, “Lenda feita de pedra”, “O cometa de Halley e a Bandeira Nacional”.
O professor Rubens de Azevedo morreu em janeiro de 2008, aos 86 anos.
Horários e Preços
Quinta e sexta: 18h - O ABC do Sistema Solar / 19h - A Conquista do Espaço / 20h - Explorando o UniversoSábado e domingo: 17h - O ABC do Sistema Solar / 18h - A Conquista do Espaço / 19h - Explorando o Universo / 20h - Origens da VidaIngressos: R$ 8,00/ 4,00
Outras informações e agendamento de grupos - Telefone: 85.3488.8639
Assessoria: CamilaCoelho                                                                                                                                                                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário