terça-feira, 1 de novembro de 2011

Livro Futebol e Ditadura conta a história do primeiro jogador anistiado do Brasil

O livro Futebol e Ditadura_A história de Nando o primeiro jogador anistiado do Brasil, conta detalhes de um tema ainda não explorado na literatura brasileira que é a relação da politica com o futebol. E a ditadura que era imposta no Brasil no período de 1964 a 1985.A ideia  de escrever o livro partiu do caso de Fernando Antunes Coimbra (Nando),que foi ex-jogador do Ceará Sporting Club que foi perseguido durante o regime militar.
O lançamento do livro aconteceu no dia 21 de junho, no plenário da Assembleia Legislativa .E teve a colaboração de 15 autores e tem a participação do Centro Cultural do Ceará Sporting Club, em parceria com a Associação 64/68 Anistia e juntamente com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
Um dos co-autores do livro é o próprio diretor do Centro Cultural do Ceará,Guilherme Rodrigues,e durante a solenidade o ex-atleta foi  declarado anistiado político pela vice-presidente da Comissão de Anistia do Ministério da justiça Sueli Bellato.O jogador Zico que é irmão de Nando também participou do evento.
Segundo Paulo Verlaine que é autor do prefacio e co-editor do livro, ele destaca o tema por ser um dos primeiros em relação a publicação sobre esse assunto, e tratar sobre a relação entre esporte e ditadura, sendo o primeiro livro no Ceará a falar sobre esse tema tão polêmico. O livro ainda conta com uma coletânea de artigos escrita por sociólogos, historiadores e colunistas esportivos.
Dentre os demais co-autores do livro, estão a secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Mariana Lobo; o secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima; o jornalista Luiz Carlos Antero; o presidente licenciado da Associação 64/68 Anistia, Mário Albuquerque; e o sociólogo Pedro Albuquerque. O presidente em exercício da Associação 64/68 Anistia e membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Messias Pontes, também participará do evento.

A obra ainda conta com o apoio da Assembléia Legislativa(da qual foi cedido o espaço para o lançamento do livro), Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado e Locabrás.

Mais informações:
SINJORCE

 Por Laila Araujo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário