terça-feira, 18 de outubro de 2011

Doações ao Emaús ajudam moradores carentes

Movimento Emaús Amor e Justiça é uma organização não-governamental (ONG), criada na França, em 1949, pelo religioso Abbé Pierre, com o objetivo principal de servir primeiro aos que mais sofrem. Chegou ao Brasil em 1986, através do padre Henri Le Boursicaud. No Ceará, o Emaús instalou-se no bairro Pirambu (zona Oeste de Fortaleza), em 1992, por ser uma das maiores favelas do País. Por meio de doações, a Instituição complementa sua assistência à população carente da região da cidade.

Através do acolhimento, do trabalho, da partilha, a ação é voltada sobretudo para crianças, desempregados, sem teto, egressos da prisão, alcoólatras, viúvas, portadores de deficiência física ou mental e doentes. O público alvo recebe ajuda material e apoio moral. Muitas crianças carentes do bairro Vila Velha (também na zona Oeste de Fortaleza) são beneficiadas com ajuda do movimento: material escolar, doado pela ONG, e até aulas, mionistradas por voluntários para aqueles que, por algum problema, não têm condições de frequentar normalmente a escola.

Atualmente, o Movimento Emaús, em Fortaleza, conta com o apoio de 52 colaboradores. Campanhas de doação de eletrodomésticos e móveis usados têm resultado positivo, em que moradores de outros bairros doam TVs, ventiladores, refrigerado, fogão, colchão, mesas, cadeiras, sofás e computadores. Técnicos voluntários e empregados recuperam os que estão sem funcionar e outros recebem pintura nova. Depois os objetos são vendidos, durante bazas aos sábados, a preços simbólicos aos moradores do Pirambu e bairros vizinhos. Aqueles objetos irrecuperáveis têm suas peças aproveitadas e/ou são destinados à usina de reciclagem.


EMAÚS - ASSESSORIA VOLUNTÁRIA
Estagiária: Laila Araujo Coelho
Teledoação: (85) 3286.5180
Netdoação: doacao@movemaus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário